AMOR PRÓPRIO E EGOÍSMO
Amor Próprio e Egoísmo

AMOR PRÓPRIO E EGOÍSMO
Amor próprio e egoísmo são conceitos diferentes na Psicologia. O amor próprio é o sentimento de valor próprio e autoestima; enquanto, o egoísmo é a atitude de colocar as necessidades e desejos próprios acima dos outros.
O amor próprio é visto como um aspecto importante do bem-estar mental e emocional.
Ter uma boa autoimagem e uma boa autoestima pode levar a uma maior confiança, resiliência e satisfação geral com a vida. O amor próprio também pode ajudar a prevenir problemas de saúde mental, como a depressão e a ansiedade.
Desde muito cedo aprendemos que é feio ceder as nossas vontades, e que o correto é ser gentil e fazer tudo para agradar os outros. No entanto, esse ensinamento é capaz de nos deixar bastante confusos, quanto ao verdadeiro significado de amor próprio.
Respeitar os nossos sentimentos é bem diferente de desejar que o mundo gire ano nosso redor. Amor próprio diz de amor, logo é impossível amar verdadeiramente alguém quando você não ama a si mesmo.
Já, o egoísmo é frequentemente visto como um comportamento negativo que pode prejudicar relacionamentos interpessoais e levar a conflitos. O egoísmo pode impedir o desenvolvimento de relacionamentos saudáveis e levar a comportamentos insensíveis ou cruéis em relação aos outros.
A Psicologia defende um equilíbrio pelos outros. É importante ter amor próprio; mas, também, é importante ser empático e considerar as necessidades e desejos dos outros. O bem-estar emocional e o sucesso nos relacionamentos podem ser alcançados através da prática de um comportamento equilibrado e saudável.