CATASTROFIZAÇÃO
CATASTROFIZAÇÃO

A "catastrofização" é uma distorção cognitiva, na qual a pessoa magnifica a importância e a possibilidade de ocorrência de um evento negativo. É um pensamento negativo exagerado que, em vez de ajudar a pessoa a se preparar para enfrentar um problema, aumenta a ansiedade e o medo, prejudicando a sua capacidade de lidar racionalmente com a situação.
Na Psicologia, a "catastrofização" é geralmente relacionada com transtornos de ansiedade e depressão.
"Se fizer isso errado, vou ser demitida"; "Perder o emprego será o fim da minha carreira"; "Ele não chegou ainda, com certeza algo horrível aconteceu".
É como se a mente assistisse uma situação e começasse a montar um cenário com cenas dramáticas. Exemplo: Você liga para seu filho e o celular está desligado. Automaticamente, pensa: "Ele está em perigo". Passadas algumas horas, ele chega em casa tranquilamente com o celular sem bateria e a mãe que estava sofrendo com tantos pensamentos negativos e preocupações, desconta tudo nele.
O tratamento da "catastrofização" consiste em sessões de psicoterapia; com assistência de um Psiquiatra, em casos da necessidade da prescrição de medicamentos.