COMO LIDAR COM A RAIVA
LIDAR COM A RAIVA

A raiva é uma emoção natural e necessária que surge em situações de ameaça, injustiça ou frustração. No entanto, quando não expressada ou não gerenciada de forma saudável, pode causar problemas para si mesmo e para os outros. A intensidade da raiva ou sua ausência difere entre as pessoas. A raiva pode ainda ser causada por preocupação excessiva ou focalização nos problemas pessoais. Quando o indivíduo fica com raiva, tende a experimentar variados pensamentos, sentimentos e reações físicas. Para alguns, os sentimentos tornam-se arrebatadores que parecem estar “prestes a explodir”. Outros, podem não saber que estão muito zangados com a situação; mas, sentem-se doentes, culpados ou reagem exageradamente a outras situações.
Seguem algumas expressões diretas e indiretas da raiva.
Sinais Diretos: elevação do volume da voz; dores de cabeça; dores de estômago; aperto na garganta; fúria; ressentimento; e, aumento do ritmo cardíaco.
Sinais Indiretos: excesso de sono; fadiga crônica; ansiedade; depressão; entorpecimento; choro; e, abuso de álcool ou drogas.
Muitas pessoas experimentam esses sinais de raiva. Saber identificá-los constitui-se como o primeiro passo para melhor lidar com eles.
Para lidar com a raiva de forma construtiva:
1 – Identifique a fonte da sua raiva: Tente identificar e entender a causa subjacente da sua raiva, antes de expressá-la. Por exemplo, se você estiver com raiva do seu chefe, pode ser porque seu trabalho não está sendo valorizado ou reconhecido.
2 – Pratique a respiração profunda: A respiração profunda pode ajudar a aliviar a tensão e o estresse associados à raiva. Tente respirar profundamente várias vezes antes de expressar a sua raiva.
3 – Fale sobre seus sentimentos: Expressar seus sentimentos pode ajudar a aliviar a pressão interna. Comunique sua raiva para alguém em quem confia ou escreva em um diário.
4 – Pratique a empatia: Tente entender a perspectiva dos outros; mesmo que você não concorde com ela. Isso pode ajudar a reduzir a intensidade da sua raiva.
5 – Aprenda a perdoar: Perdoar a si mesmo e os outros pode ajudar a dissipar a energia negativa associada à raiva.
6 – Procure ajudar profissional: Se a sua raiva estiver afetando seu relacionamento ou qualidade de vida, ou se você estiver com problemas para controlá-la, considere procurar ajuda de um profissional de saúde mental.
Lidar com a raiva de forma construtiva pode melhorar sua qualidade de vida.