INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Inteligência emocional é um conceito da psicologia que caracteriza o indivíduo que é capaz de identificar seus sentimentos e suas emoções com mais facilidade.
Para que alguém seja bem-sucedido acadêmica e profissionalmente, faz-se necessária uma boa dose de dedicação, esforço e disciplina — disso, a maioria das pessoas sabe. O que muitos ignoram é o fato de que desenvolver inteligência emocional (IE) auxilia não só nesses processos intelectuais, mas em todos os âmbitos da vida.
Essa é uma habilidade que pode ser desenvolvida ao longo de nossa existência.
Contudo, para que a inteligência emocional seja desenvolvida, é preciso adquirir conhecimentos específicos sobre si e os outros à sua volta.
Dominar sua inteligência emocional significa ser capaz de perceber suas emoções, saber nomeá-las, entendendo seus gatilhos, para, então, desenvolver formas de lidar com elas.
E elas são muitas.
Felicidade, raiva, angústia, medo, alívio, tédio… Alguns estudos falam em 27 emoções, enquanto outros abrem esse leque para quase 50.
O grande desafio é que temos gerações de pessoas que cresceram sendo ensinadas a nomear tudo como tristeza, alegria, medo e raiva.
Assim, se a angústia decorrente de uma situação de conflito e contradição for taxada como tristeza, será difícil de dominar, pois o sentimento por trás é mais complexo.
Pode até envolver a tristeza, mas não se limita a ela.
Ter consciência das emoções existentes que se pode experimentar permite que você entenda também quais são os gatilhos de cada uma.
E, a partir disso, será possível desenvolver formas de lidar com elas.
Com o tempo, você percebe que está com mais jogo de cintura, que se tornou uma pessoa mais leve, otimista e que resolver problemas não é mais um fardo.
A partir desse momento, você terá domínio de sua inteligência emocional.
O modelo de Goleman, um dos grandes pesquisadores do tema, a Inteligência Emocional se fundamenta a partir de uma série de competências que, por sua vez, são sustentadas por estes cinco pilares da inteligência emocional.
Os três primeiros são intrapessoais, e os dois últimos, interpessoais.
1. CONHECER SUAS EMOÇÕES
2. CONTROLAR SUAS EMOÇÕES
3. DESENVOLVER A AUTOMOTIVAÇÃO
4. DESENVOLVER A EMPATIA
5. DESENVOLVER O RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
Para lidar melhor com seu lado emocional e evitar ter sua carreira prejudicada por situações como a descrita no tópico anterior, tente praticar algumas das dicas a seguir.
Elas podem representar o ponto de partida para desenvolver a sua inteligência emocional.
1. CRIE CONSCIÊNCIA SOBRE SEU COMPORTAMENTO E SUAS REAÇÕES
2. DOMINE SUAS EMOÇÕES
3. MELHORE A COMUNICAÇÃO AO SEU REDOR
4. TREINE SEU CÉREBRO PARA PENSAR EM RESPOSTAS AO INVÉS DE REAGIR NO AUTOMÁTICO
5. CONHEÇA SUAS FORÇAS, FRAQUEZAS E LIMITES
6. EXERÇA A EMPATIA
7. TORNE-SE RESILIENTE
8. APRENDA A LIDAR COM A PRESSÃO
A inteligência emocional é, sem dúvida, determinante para o sucesso profissional e pessoal das pessoas.
É uma jornada intensa, que durará sua vida inteira, mas que, com certeza, será recompensadora.