O que é a Psicoterapia?

7 de junho de 2021

O que é a Psicoterapia?


A palavra psicoterapia tem origem grega. Etimologicamente, psicoterapia vem do grego: PSYQUE quer dizer “alma, espírito, mente” e THERAPEÍA quer dizer “cura”. Assim, em seu sentido originário, o primeiro movimento da psicologia seria, sim, o de “curar a alma”. Podemos afirmar, de modo geral, a psicoterapia é um tratamento que busca curar as doenças da mente, os transtornos psicológicos e restabelecer a saúde mental dos indivíduos.
O ser humano é, ao contrário dos outros animais, um ser pensante e, por isso, dotado da capacidade de se construir. Isto quer dizer que temos a possibilidade de fazer escolhas tendo em vista a nossa felicidade.
Ao mesmo tempo, fazemos parte de uma realidade específica, que tem características sociais, políticas, econômicas e culturais. Não somos seres solitários, mas, ao contrário, vivemos e convivemos com pessoas que, por sua vez, assim como nós, também desejam a felicidade.
Tudo isso faz com que ser feliz se torne um verdadeiro desafio, que traz dificuldades para o autoconhecimento e para a definição de um projeto de vida que conduza verdadeiramente à realização pessoal.
Nesse contexto, muitas pessoas, ainda que não sofram de um transtorno psicológico específico, têm encontrado na psicoterapia um instrumento indispensável para sua saúde mental.
Nesse sentido, a psicoterapia, ou simplesmente “terapia”, como é popularmente conhecida, significa um processo de autoconhecimento e autoconstrução, que é realizado com a participação de um cliente (paciente) e seu psicoterapeuta (psicólogo).
A sessão de psicoterapia pode ser considerada um espaço seguro, em que a pessoa que realiza a terapia pode falar de si “sem reservas” e o terapeuta atuará de forma objetiva (sem preconceitos ou posicionamentos pessoais) para ajudar seu cliente a se compreender, encontrar soluções para seus problemas pessoais e a tomar decisões sobre sua própria vida.
Em consultório, é possível sentir-se acolhido por alguém que está disponível para nos ajudar com nossos problemas. E com as reflexões promovidas pela psicoterapia, adquirir um maior autoconhecimento e assertividade acerca de nossas escolhas torna-se uma tarefa menos árdua.
Não há restrições acerca de quem pode ou não fazer psicoterapia. Ela é indicada para todas as idades e não deve ser vista como uma prática utilizada apenas por quem apresenta distúrbios emocionais. A psicoterapia pode potencializar a felicidade e a satisfação de todos que incluem ela em suas vidas.

Não há um momento exato em que devemos iniciar a psicoterapia. Decidir iniciar um tratamento psicológico depende de nosso autoconhecimento e do suporte de amigos e familiares.
Admitir que estamos fragilizados e vulneráveis requer que olhemos para lugares de nossas almas que não são fáceis de serem observados.
Antes de tudo, é necessário que aceitemos nossa condição. Reconheça toda a sua humanidade, tendo em mente que todos nós estamos sujeitos a termos dificuldades emocionais. Não há um controle mágico capaz de regular nossos sentimentos.
Algumas pessoas podem lidar melhor com seus respectivos dilemas e outras não; e isso não significa que você é fraco. Todos nós nascemos com uma identidade singular, tendo limitações e qualidades específicas.
Buscar a psicoterapia é um ato de coragem, pois superamos os julgamentos e os equívocos sociais acerca dos tratamentos psicológicos. Escolher iniciar a terapia também é uma prova de amor próprio, pois decidimos lutar pelo nosso bem-estar.

Veja algumas situações que podem indicar que está na hora de iniciar um tratamento psicológico:
• Você se sente triste e solitário por longos períodos de tempo.
• Você não consegue resolver seus problemas mesmo com esforço e a ajuda de amigos e familiares.
• Você não consegue se concentrar no trabalho e focar em outras atividades do dia a dia.
• Você se preocupa excessivamente
• Você sempre espera o pior, estando constantemente tenso.
• Suas ações prejudicam você e aos outros.
A psicoterapia pode tratar diversos transtornos psicológicos, sendo os mais comuns:
• Depressão
• Ansiedade
• Transtorno Alimentar
• Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)
• Transtorno de Personalidade Borderline
• Transtorno Bipolar
• Demência
• Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)
• Esquizofrenia
• Autismo
• Estresse
• Síndrome do Pânico
É comum que a psicoterapia comece com uma Entrevista Inicial. Esta Entrevista tem por objetivo que o paciente apresente ao psicólogo sua queixa, ou seja, quais situações, sintomas ou questões motivaram a busca pelo tratamento psicológico. Além disso, também há o espaço para o fechamento do contrato de prestação de serviços. 

Nesse contrato é combinado entre as partes e de acordo com a avaliação do profissional:
• A quantidade de consultas que serão necessárias por semana;
• O tempo de duração de cada encontro;
• O estabelecimento do(s) dia(s) e horário(s) das consultas;
• A forma de atendimento (presencial ou on-line);
• As regras em relação a faltas, atrasos e remarcações;
• O valor e forma de pagamento e esclarecimento quanto ao sigilo profissional. 
O mais comum é que as consultas aconteçam semanalmente e possuam duração de 50 minutos, mas há outras configurações possíveis, a depender da necessidade de cada caso.
Dado início à psicoterapia, esta poderá manter a mesma configuração do início ao fim do tratamento ou apresentar modificações durante seu acontecimento, sempre em comum acordo entre as partes e conforme necessidade de cada paciente.
O tempo de duração do tratamento está sujeito a vários fatores, tais como: quadro clínico do paciente e as demandas eleitas como queixas a serem tratadas, comprometimento com o tratamento, assiduidade nas consultas. Sem esquecer que cada pessoa é única, então, o tempo de progresso é particular. 
Esperamos ter contribuído no sentido de esclarecer sobre o que é a Psicoterapia.
Nós da Clínica Lapate&Ravin estamos aqui para oferecer um atendimento humanizado e individualizado.
Até breve!

Denise Ravin - Psicóloga
Katia Lapate - Psicóloga

Por Morte e Renascimento 25 de abril de 2025
This is a subtitle for your new post
15 de abril de 2025
Ansiedade ou Medo?
15 de abril de 2025
Intenção Positiva
15 de abril de 2025
Administrar o Tempo
15 de abril de 2025
Aumento da infertilidade: um olhar psicológico
15 de abril de 2025
Cuidando do cuidador
15 de abril de 2025
Limites Saudáveis
18 de março de 2025
A importância das amizades
18 de março de 2025
Como me priorizar e não sentir culpa
18 de março de 2025
Como nos tornamos emocionalmente fortes
Mais Posts