O QUE É MISOFONIA?

27 de dezembro de 2023

Misofonia

Misofonia é uma condição em que certos sons cotidianos podem provocar uma forte reação emocional ou até mesmo irritação extrema em indivíduos que sofrem desse transtorno. Esses sons, conhecidos como "gatilhos", podem variar de pessoa para pessoa, mas os mais comuns incluem mastigação, respiração, digitado no teclado, o som do clipe de uma caneta, batidas de lábios, etc.


Essa reação intensa a certos sons pode causar ansiedade, raiva, estresse ou mesmo a necessidade de evitar a situação em que esses sons ocorrem. Alguns indivíduos com misofonia podem sentir a necessidade de fugir do ambiente em que o som está presente ou podem até se irritarem com o indivíduo que está fazendo o ruído, mesmo que seja involuntário por parte dele.


Embora a misofonia não seja amplamente conhecida ou diagnosticada, estima-se que possa afetar entre 3% e 20% da população em diferentes graus. É mais comum em crianças e costuma piorar à medida que elas crescem.


Embora a causa exata da misofonia ainda não seja conhecida, acredita-se que esteja relacionada à hipersensibilidade do sistema auditivo no cérebro. O transtorno não possui cura, mas existem abordagens de tratamento que podem ajudar a minimizar os sintomas. Terapia cognitivo-comportamental, terapia de exposição e dessensibilização, técnicas de relaxamento e o uso de dispositivos de mascaramento de som são algumas das opções disponíveis.


É importante destacar que a misofonia é uma condição real e que as pessoas que a têm não estão exagerando ou fingindo. Elas realmente vivenciam uma resposta emocional intensa a certos sons, o que pode afetar negativamente sua qualidade de vida. Portanto, é importante oferecer compreensão e apoio a quem sofre desse transtorno.


Por Morte e Renascimento 25 de abril de 2025
This is a subtitle for your new post
15 de abril de 2025
Ansiedade ou Medo?
15 de abril de 2025
Intenção Positiva
15 de abril de 2025
Administrar o Tempo
15 de abril de 2025
Aumento da infertilidade: um olhar psicológico
15 de abril de 2025
Cuidando do cuidador
15 de abril de 2025
Limites Saudáveis
18 de março de 2025
A importância das amizades
18 de março de 2025
Como me priorizar e não sentir culpa
18 de março de 2025
Como nos tornamos emocionalmente fortes
Mais Posts