Barra de Access

24 de junho de 2021

Barra de Access

A Barra de Access é uma terapia corporal criada em 1990 por Gary Douglas. A técnica mapeou 32 pontos energéticos na região da cabeça que possuem conexão com diferentes aspectos da vida humana, como a consciência, controle, criatividade, alegria, tristeza, cura, sexualidade e dinheiro. Estes pontos armazenam o componente eletromagnético de todos os pensamentos, ideias, atitudes, decisões e crenças que as pessoas têm sobre qualquer coisa.O leve toque com os dedos nestes 32 pontos, de acordo com o fundador da técnica, libera o fluxo destas energias e permite o acesso à consciência, num princípio de harmonização energético parecido, por exemplo, com um tratamento de acupuntura.
De acordo com os realizadores do método, chamados de practitioners, a barra de access é uma forma de "deletar" crenças, ideias e atitudes que podem estar no controle de nossas vidas, abrindo caminho para novas possibilidades e oportunidades.
Ao “correr as barras” de alguém, como se diz, é como se os mecanismos de controle que ficam implantados em nossos pensamentos fossem baixados e essas crenças limitantes fossem apagadas do nosso banco de memórias quando os pontos são tocados. Esse processo facilita a expansão da consciência e abre a percepção para uma nova forma ilimitada de ver as coisas. É nisso que a terapia se baseia para criar mudanças de vida: com os pontos de vista deletados, aumenta-se o campo das escolhas e é aqui as Barras de Access começam a se relacionar com o mundo de infinitas possibilidades da física quântica.

O QUE DIZ A NEUROCIÊNCIA?
Mais recentemente, as Barras de Access começaram a ser estudadas pela comunidade científica. Os fundadores de Access Consciousness encomendaram um estudo junto ao neurocientista Ph.D, Dr. Jeffrey L. Fannin. Ele analisou e mapeou, através de eletroencefalogramas, o comportamento das ondas cerebrais antes e depois da aplicação das Barras de Access.

“Quando vi os resultados, fiquei de queixo caído!”, diz Dr. Fannin, num vídeo do youtube, onde ele demonstra os resultados desta experiência, “Foi algo jamais visto em mais de 16 anos de carreira”, afirma.
No estudo, inicialmente o cérebro mapeado mostra uma atividade normal intensa, com frequências altas do funcionamento da mente de uma pessoa – com as chamadas ondas deltas, registradas em vermelho. Logo após a sessão de Barras, os gráficos mostram uma evidente diminuição dessa atividade cerebral, em especial nas áreas de foco, concentração e atenção. 

Para demonstrar a eficácia das Barras de Access, Dr.Fannin também usa na comparação registros de ondas cerebrais feitos com praticantes avançados de meditação (que praticavam por 2 horas diárias), onde pode ser observado um alinhamento da fase e da coerência entre as ondas cerebrais e as ondas do coração. “É isso o que permitem que as pessoas tenham experiências ‘mágicas’ de elevação espiritual consciente com o alinhamento da própria energia dos chakras. O que percebi não é apenas um alinhamento físico completo, estou falando de alinhamento com o universo!”, declarou o neurocientista.
Ele explica, ainda, que o tálamo é a parte do cérebro que regula todas essas frequências. Acima dele existe a porta talâmica, onde estão as células reticulares, que se conectam a outras células que crescem para fora do cérebro e terminam no chakra da coroa, que se comunica diretamente com o campo quântico de informações presentes no universo. “É a nossa antena!”, resume.

Com a mente funcionando em baixa frequência, após a aplicação das Barras de Access, é possível receber de forma mais livre as frequências do Campo Quântico do universo – algo bem parecido com o estado meditativo. “Estas informações entram pelo cérebro através da porta talâmica e todas as frequências se distribuem ali, convertendo-se em ressonância. E as células do corpo ressoam com essa mesma vibração. Ser capaz de fundir essa energia e uni-la, é absolutamente possível com este processo”, garante o Dr. Fannin. E ele ainda acrescenta: “A habilidade de aproveitar essa energia e começar a trabalhar com ela dentro de si não é uma mágica da ciência. Mas é a ciência ajudando a mostrar o que está acontecendo e como acontece o fluxo dessa energia dentro de um indivíduo”.

As sessões da Barra de Access tem duração de aproximadamente uma hora. Através de toques realizados por um terapeuta nos 32 pontos energéticos específicos da cabeça, a pessoa entra num estado de profundo relaxamento. A proposta é que os toques liberem espontaneamente condicionamentos, julgamentos e polaridades que limitam a vida. 
Podemos dizer, então, que as Barras de Access funcionam como uma espécie de limpeza energética. Os toques prometem promover uma "descarga energética" que limparia tudo o que não serve mais, permitindo, assim, que a pessoa faça escolhas mais assertivas em tópicos como dinheiro, sexualidade, corpo, criatividade, sonhos e muito mais. Os toques têm a proposta de desprogramar crenças, pontos de vista e juízos de valor que criam limitações. Assim, a limpeza energética faz com que se "abra" mais espaço para receber novas informações e operar mudanças na rotina.
As sessões de Barra de Access jamais substituirão tratamentos médicos e/ou psicoterápico. É importante frisar que nenhum profissional que trabalha com as Barras de Access pode diagnosticar problemas de saúde, principalmente transtornos relacionados a doenças emocionais/psicológicas. Técnicas como Barras de Access são denominadas terapias alternativas que podem auxiliar os tratamentos principais.

Benefícios do tratamento com Barra de Access
• Reduz sintomas de depressão e ansiedade
• Mais facilidade em lidar com todos os aspectos da sua vida
• Acalma a mente excessivamente ativa (sempre a pensar), aumenta a concentração
• Reduz bloqueios causados por acumulação de raiva, frustração e exaustão
• Melhora relacionamentos por permitir aceitação por nós próprios e pelos outros
• Menos irritação para com situações e pessoas que não compreendemos
• Benéfico para distúrbio do déficit de atenção e hiperatividade
• Aumento de sentimentos de alegria, diversão, confiança e bem-estar no dia-a-dia
• Relaxamento profundo e melhor qualidade de sono
• Elimina crenças limitantes

Kátia Lapate – Psicóloga Clínica
Denise Ravin – Psicóloga Clínica


Por Morte e Renascimento 25 de abril de 2025
This is a subtitle for your new post
15 de abril de 2025
Ansiedade ou Medo?
15 de abril de 2025
Intenção Positiva
15 de abril de 2025
Administrar o Tempo
15 de abril de 2025
Aumento da infertilidade: um olhar psicológico
15 de abril de 2025
Cuidando do cuidador
15 de abril de 2025
Limites Saudáveis
18 de março de 2025
A importância das amizades
18 de março de 2025
Como me priorizar e não sentir culpa
18 de março de 2025
Como nos tornamos emocionalmente fortes
Mais Posts